Latência e os milissegundos que fazem a diferença na sua conexão

Você está no blog da Um Telecom, então vamos conversar sobre velocidade na internet? Esse é um assunto que está sempre fazendo parte do nosso dia a dia, é uma preocupação diária por aqui. E ao falar sobre velocidade, o equivalente a quem fala de conexão é a LATÊNCIA.

Ao usar redes de dados, você envia e recebe dados de tráfego, e o tempo desse transporte de dados é chamado de latência; ela diz respeito à quantidade de atraso (o tempo em si) que uma solicitação leva para ser transferida de um ponto para outro, e é medida por milissegundos (ms). Em linhas gerais, ela é o tempo que se leva entre o ponto A e o ponto B.

Algumas aplicações são bastante sensíveis a latência, tais como o uso do ERP da empresa, a realização de conferências e chamadas via WEB, transações em tempo real, como a operação em bolsas de valores e mesas de trade, o uso de games online, dentre outros.

Na maioria das vezes, os usuários levam em consideração apenas a largura de banda ao contratar serviços de telecom (10Mbps, 100Mbps, 1Gbps etc.), no entanto, a qualidade de uma rede é um fator que precisa levar em consideração outras características, tais como latência, perda de pacote, variação do atraso (conhecido como jitter), redundâncias existentes etc. Apenas a largura de banda não é suficiente para garantir a qualidade, fique atento.

Dentro da rede de uma operadora, a garantia de todas essas características em níveis de excelência diz respeito a diversos fatores da arquitetura da rede: meios físicos utilizados (fibra óptica, rádio etc.), largura de banda das conexões em seu backbone, qualidade e especificações dos equipamentos utilizados, rotas (terrestres, marítimas etc.), troca de tráfego entre operadoras, além de diversos outros fatores.

Com quase 10 anos de mercado, sempre ampliando sua rede de fibra óptica, a Um Telecom busca sempre a rota mais rápida e confiável nas conexões fornecidas.

E o que isso impacta para você? Tomemos o exemplo dos games: a latência é essencial para uma ótima experiência do jogador. Segundo o blog da Equinix, “mesmo as menores alterações na latência podem significar a diferença entre uma vitória e a derrota para os jogadores”. Pensando na experiência do usuário e no melhor desempenho para os negócios de nossos clientes, a Um Telecom faz questão de oferecer altíssima qualidade e baixíssima latência para você.

Assine Nossa Newsletter



    *Preenchimento obrigatório

    Siga a UM TELECOM nas redes sociais

    | UMTELECOMBRASIL | UMTELECOMBRASIL | UMTELECOM
    Fale Conosco
    Sede administrativa
    Rua Padre Carapuceiro, 858. 16º andar.
    Empresarial Queiroz Galvão - Torre Cícero Dias.
    51020-280. Boa Viagem. Recife/PE
    Sede operacional
    Rua José da Silva Lucena, 131.
    51150-431. Imbiribeira. Recife/PE
    Filial São Paulo
    Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550.
    Chácara Santo Antônio, São Paulo/SP
    CEP: 04583-110




      *Preenchimento obrigatório