Serviço de colocation: reduzindo custos e aumentando a segurança dos seus sistemas

Um datacenter externo bem estruturado, com normas rígidas de escalabilidade, segurança e manutenção, pode ser a resposta que você está procurando para reduzir seus custos com servidores e aumentar a segurança dos seus arquivos.

A principal função de um datacenter é disponibilizar uma infraestrutura (rede de comunicação de dados, servidores, virtualização e armazenamento) que suporte os sistemas fundamentais de uma ou mais empresas, permitindo que eles continuem funcionando, independente de qualquer interferência interna ou externa. Ele evita interrupções no dia a dia de trabalho e funciona como um sistema nervoso, sempre em atividade e no controle de tudo.

Espera-se que um datacenter seguro conte com “rigorosos padrões de manutenção, com sistema de extinção de incêndios, sistema inteligente de detecção precoce de fumaça e extinção de incêndio com gás inerte, para não afetar os equipamentos; acesso controlado por cartões eletrônicos e/ou biometria, monitorização permanente; ar condicionado de precisão com monitoramento constante, que mantenha a temperatura constante; e um ambiente operacional monitorado permanentemente, em todos os aspectos, físicos e lógicos” (Wikipédia). Será que você consegue garantir todo esse protocolo na estrutura interna da sua empresa?

Com alto nível de escalabilidade (para atender demandas futuras), a performance de atividades dos sistemas da sua empresa se mantém contínua (sem interrupções) e a capacidade do datacenter externo (ou virtual) se modifica, adequando-se às suas necessidades. Além da maior eficácia na segurança dos dados, que ficam concentrados em um ou mais ambientes externos, os custos da sua empresa com equipamentos de hardware, energia elétrica e espaço físico também são reduzidos, garantindo maior economia e reaproveitamento de recursos.

Manter seus sistemas em um datacenter externo, a depender da complexidade da sua infraestrutura, garante também a redundância do transporte dos dados, além da alta disponibilidade acordada no SLA (Service Level Agreement). É menos preocupação com os seus arquivos, na consciência de que eles estão armazenados em local seguro.

Na hora de pensar sobre a contratação ou não de um serviço de colocation, leve em consideração quatro palavrinhas que podem fazer a diferença no dia a dia da sua empresa: disponibilidade, desempenho, segurança e custo. Aliado a esses fatores, o blog Panorama Positivo elenca, de forma geral, “análise de confiança e credibilidade do fornecedor, política de segurança, atenção redobrada aos pacotes de serviço, avaliação da infraestrutura do fornecedor e confiabilidade na prestação do serviço de suporte”. Decidir se o seu datacenter deve ser interno ou externo, local ou virtual, é uma escolha que sempre irá depender das necessidades organizacionais da sua empresa, não esqueça.

Assine Nossa Newsletter



    *Preenchimento obrigatório

    Siga a UM TELECOM nas redes sociais

    | UMTELECOMBRASIL | UMTELECOMBRASIL | UMTELECOM
    Fale Conosco
    Sede administrativa
    Rua Padre Carapuceiro, 858. 16º andar.
    Empresarial Queiroz Galvão - Torre Cícero Dias.
    51020-280. Boa Viagem. Recife/PE
    Sede operacional
    Rua José da Silva Lucena, 131.
    51150-431. Imbiribeira. Recife/PE
    Filial São Paulo
    Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550.
    Chácara Santo Antônio, São Paulo/SP
    CEP: 04583-110




      *Preenchimento obrigatório