Vídeo Cloud Inteligente: Descubra o que é, como funciona e quais aplicações.

A pandemia do novo coronavírus, que teve início no final do ano passado na China, tem causado inúmeros problemas e muitos desafios. Nesse momento de dificuldades, poder contar com a tecnologia para auxiliar nas ações e iniciativas contra o avanço da doença é crucial. Um sistema de videomonitoramento inteligente, com medição de temperatura corporal, é um grande exemplo de ações que as empresas vêm adotando para proteger os seus funcionários, clientes e monitorar seu negócio. Descubra a seguir o que é o Video Cloud Inteligente, e saiba o que a Um Telecom pode fazer por você.

Como o videomonitoramento com câmeras térmicas podem contribuir no combate ao coronavírus?

Um dos principais sintomas da COVID-19 é a febre. A detecção precoce da doença é a forma mais eficaz de evitar a disseminação do vírus, principalmente em ambientes de trabalho. É neste sentido que o uso de câmeras térmicas para medição de temperatura corporal vem ajudando as empresas e organizações que não podem parar as suas atividades em um momento de quarentena. A medição de temperatura corporal (MTC) por intermédio de câmeras térmicas tem se mostrado muito eficaz e largamente utilizada ao redor do mundo por empresas de médio e grande porte e em diversos ambientes com grande circulação de pessoas, pois possuem capacidade de leitura de temperatura de até 15 pessoas simultaneamente, em uma imagem ou até 3 pessoas por segundo andando em fila.

A medição de temperatura corporal utilizando termômetro infravermelho de testa (o mais rápido que existe) leva cerca de 3 segundos por pessoa. Em um universo de 5.000 pessoas seriam necessárias cerca de 4,2 horas para que todos tivessem suas temperaturas medidas com um termômetro desses. Com a câmera térmica esse tempo é reduzido para cerca de apenas 30 minutos. Estas câmeras contam com algoritmo de inteligência artificial que mede a temperatura apenas de pessoas, descartando demais objetos presentes na imagem, mesmo que esses objetos possuam temperatura superior à das pessoas que por ali transitam.

A adoção desse sistema mantém o ritmo de trabalho normal das empresas, evita a aglomeração de pessoas esperando a sua vez para medir a temperatura e ainda evita o contato de outros profissionais com os demais funcionários, já que as câmeras térmicas conseguem efetuar a medição da temperatura das pessoas em uma distância de 3 metros. Pegando como exemplo o aeroporto de Guarulhos, um dos principais aeroportos do país, pelo qual chegam a trafegar até 144 mil pessoas em um dia normal de operação. Identificar antes do embarque uma pessoa com febre (um dos principais sintomas da COVID-19) pode evitar a contaminação de diversas outras pessoas que estarão no mesmo voo, mas fazer isso utilizando termômetros convencionais é praticamente inviável.

O que é a tecnologia MTC presente no Video Cloud Inteligente?

As câmeras térmicas, também conhecidas como câmeras de infravermelho, são equipamentos capazes de perceber imagens na faixa de radiação infravermelha do espectro eletromagnético e convertê-las em imagens visíveis ao olho humano. Qualquer objeto com temperatura acima de zero absoluto (-273,15°C) emite ondas de radiação infravermelha, que embora não sejam visíveis, podem ser sentidas pelos seres humanos através de calor. Sol, fogo e o próprio corpo humano são exemplos de fontes de emissão de radiação infravermelha.

As câmeras térmicas podem ser utilizadas para detectar a radiação infravermelha emitida pelo corpo humano, por exemplo. Alguns modelos de câmeras térmicas são capazes de medir a temperatura específica de diversos objetos com muita precisão. Quando trabalhando em conjunto com dispositivos referenciais de temperatura black body (dispositivo emissor de ondas infravermelhas utilizado para calibrar a precisão de leitura de temperatura em uma câmera térmica), as câmeras térmicas podem alcançar precisão de medição de temperatura do corpo humano.


Além disso, o Video Cloud Inteligente possui um sistema robusto de armazenamento, que identifica diferentes tipos de ocorrências com uma gestão centralizada e um software analítico que permite ações através de monitoramento remoto. Sendo sistema totalmente seguro, com dados armazenados em nuvem em tempo real.

Quais as suas principais aplicações?

Dentre as diversas funcionalidades do Video Cloud Inteligente, a Um Telecom oferece a aplicação de Medição de Temperatura Corporal (MTC). As câmeras térmicas são um tipo de equipamento que permite mostrar imagens feitas a partir da radiação de calor emitida por um corpo. Qualquer corpo que esteja acima do zero absoluto emite radiação infravermelha. Quanto mais radiação emitida, maior será também a temperatura do corpo. Deve-se considerar que este tipo de radiação não é visível ao olho humano, já que corresponde a um espectro de radiação fora da luz visível.

Sendo assim, as câmeras térmicas são um dispositivo que, graças às emissões de raios infravermelhos, formam imagens luminosas visíveis ao olho humano, o que permite enxergar a radiação de uma pessoa, animal, ou objeto. Em condições normais, isso não seria possível de enxergar. Os equipamentos podem ajudar a identificar pessoas com os sintomas do COVID-19 como, por exemplo, a febre. Os equipamentos medem a temperatura com precisão para criar alertas quando alguém está com temperatura acima do normal. Isso ajuda a identificar rapidamente possíveis doentes e evitar que eles entrem em locais com grande fluxo de pessoas, protegendo outros indivíduos que estão ali.

Onde as empresas podem utilizar o Video Cloud Inteligente?

Os locais recomendados para instalação de câmeras térmicas para medição de temperatura corporal nas empresas, normalmente, são nas portarias ou em locais de entrada de determinados setores, onde exista um certo “afunilamento” do caminho, de modo que em algum momento, todos os funcionários tenham que passar por aquele ou aqueles pontos e tenham suas temperaturas capturadas.

Próximo ao local de instalação das câmeras térmicas é recomendado o uso de um computador ou monitor para visualização em tempo real das temperaturas de todas as pessoas. Estas câmeras emitem um alerta visual e sonoro toda vez que a temperatura de alguma pessoa passa do limite estabelecido (normalmente 37,8°C).

Quando isso acontece, uma pessoa da área de saúde ou da área de RH deve convidar a pessoa identificada com temperatura anormal a fazer uma segunda medição, utilizando um termômetro convencional, como método de dupla verificação. Se constatada realmente a temperatura elevada, essa pessoa deve ser encaminhada para o atendimento hospitalar ou ainda para o isolamento das demais pessoas.

Mais benefícios da tecnologia MTC da Um Telecom

• Com algoritmo de Inteligência Artificial integrado, a MTC possui a capacidade de medir temperatura corporal de várias pessoas simultaneamente, permitindo o rápido monitoramento nas passagens de portarias, sem contato físico no local de verificação.

• Registro das informações de temperatura anormal e coleta da foto das pessoas automaticamente.

• Detecção de pessoas sem máscaras, para o controle inteligente.

• Adota o detector mais estável e com o melhor custo-benefício, utilizando black body (dispositivo emissor de ondas infravermelhas com tecnologia que atenua alarmes falsos) para garantir a precisão da medição.

• Lentes térmica e visível com tecnologia de detecção de faces e corpo humano reduzindo a taxa de alarmes falsos.

• Gerenciamento unificado de dispositivos com exibição de temperatura em tempo real, com vinculação de alarme aprimorada para eventos térmicos.

• Sensação de segurança para as pessoas que se encontram no local monitorado.

Com a pandemia afetando cada vez mais pessoas ao redor do mundo, todos os recursos devem ser usados para combatê-la. As câmeras térmicas e outras soluções estão sendo usadas com maior frequência e se tornaram uma importante aliada no combate contra o coronavírus e outras doenças. Proteja pessoas e patrimônio do seu negócio, monitore essas ameaças e garanta novos protocolos, reduzindo custos e otimizando sua produtividade.

Conte com a número UM nesta missão.



Assine Nossa Newsletter



    *Preenchimento obrigatório

    Siga a UM TELECOM nas redes sociais

    | UMTELECOMBRASIL | UMTELECOMBRASIL | UMTELECOM
    Fale Conosco
    Sede administrativa
    Rua Padre Carapuceiro, 858. 16º andar.
    Empresarial Queiroz Galvão - Torre Cícero Dias.
    51020-280. Boa Viagem. Recife/PE
    Sede operacional
    Rua José da Silva Lucena, 131.
    51150-431. Imbiribeira. Recife/PE
    Filial São Paulo
    Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550.
    Chácara Santo Antônio, São Paulo/SP
    CEP: 04583-110




      *Preenchimento obrigatório